São Paulo Moema
School of Rock

CONHEÇA A School of Rock

São Paulo Moema

Teclado

Qual a melhor idade para aprender piano?

Muitas crianças se sentem atraídas por instrumentos de teclas. São fáceis e divertidos de tocar e claro, trazem muitos benefícios ao desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Por isso, muitos pais se perguntam em que idade suas crianças já podem começar as aulas.

Os professores da School of Rock ensinam diariamente milhares de estudantes a tocar piano elétrico ou teclado e sabem identificar quando uma criança está pronta para dar o próximo passo. Confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre o tema: 

Qual a melhor idade para aprender a tocar piano? 

Levando em conta a facilidade de manuseio das teclas de um instrumento oficial e o desenvolvimento de coordenação motora, normalmente o melhor momento para a criança começar a ter aulas é entre os 6 e 9 anos, mas já é possível começar a explorar o instrumento antes, afinal de contas, Mozart começou a tocar aos 3 anos de idade! 

 “A melhor idade para aprender piano é entre os 6 e 9 anos” 

O seu filho está pronto para começar aulas de piano? 

Há certos fatores que podem determinar quando uma criança está preparada para começar aulas de piano. Podem ser físicos, como tamanho da mão, coordenação, destreza e dedilhado. Mas para muitos estudantes pode também ter a ver com fatores sociais como habilidade de foco, seguir o plano de treinos e se comunicar efetivamente com os outros. 

7 Sinais de que Seu Filho Está Preparado para Aprender Piano 

  1. Possui habilidades motoras básicas. Estudantes com desafios motores podem se frustrar ao tocar piano ou teclado, ainda mais se tiverem que alcançar as notas do meio. A boa notícia é que o instrumento pode ajudar com esses problemas com o passar do tempo e dar aos alunos uma nova confiança. Piano requer força moderada nos dedos e braços para apertar as teclas, e é mais fácil de tocar que instrumentos de corda como violão ou violino.
  2. Consegue diferenciar esquerda e direita. Para tocar piano é preciso utilizar as duas mãos. O piano para iniciantes não precisa de muito desenvolvimento de senso de direção ou independência dos membros. Entretanto, é preciso saber a diferença entre esquerda e direita para tocar a maioria das músicas.
  3. Consegue contar até 4. Saber contar até 4 vai ajudar a sua criança com o conceito essencial de tempo que é necessário para muitas músicas.
  4. Está motivado a aprender. No geral, estudantes que estão motivados a tocar piano progridem muito mais rápido que aqueles que não estão motivados. Se o seu filho gosta de música, ou parece animado para aprender, isso é um bom indício de que ele está preparado para começar.
  5. Consegue ficar focado por pelo menos 30 minutos. O treino consistente é a chave para aprender a tocar um instrumento, e o piano não é diferente. Se a criança consegue focar numa tarefa por 30 minutos, então ela deve ser capaz de lidar com as aulas.
  6. Está pronto para praticar. Se a criança tem no mínimo 30 minutos para praticar todo dia, então ela talvez esteja pronta para tocar piano. Para inspirar uma criança a praticar, é importante que ela tenha acesso ao instrumento em casa.
  7. É maduro e consegue seguir instruções. Crianças entre a idade de 6 e 9 anos podem variar em relação a sua maturidade social. Se seu filho consegue seguir as instruções dos professores, ele vai ter mais sucesso durante as tarefas.

Dicas ao iniciar piano

Ao começar as aulas de piano, tente usar essas dicas para fazer da jornada musical do seu filho um sucesso 

●     Coloque um piano ou teclado em uma parte ocupada da casa. Deixar o piano ou teclado montado e pronto para ser tocado em uma sala comumente usada, como a sala de estar, sala de brinquedos ou o quarto do aluno, faz com que tocar seja conveniente e lembra a criança de praticar.

●     Deixe o piano afinado, ou compre um teclado. Qualquer instrumento precisa ser mantido em ordem para deixar o estudante inspirado. É difícil ficar motivado a praticar em um instrumento que soa mal, ou que está muito difícil de tocar! Por essa razão, pianos têm que estar sempre afinados, mas um teclado eletrônico é uma ótima alternativa para isso - não só ocupa menos espaço, como não precisa de afinação.

●     Certifique-se de que o banquinho esteja na altura correta. O banco do piano deve estar sempre em uma altura que permite que a criança toque confortavelmente, ou ela vai desenvolver uma técnica fraca - e até dor! Para sentar propriamente, os braços da criança (do pulso ao cotovelo) devem estar aproximadamente na horizontal com o chão enquanto as mãos descansam no teclado.

●     Foque na precisão e não na velocidade. Estudantes devem sempre praticar lentamente no começo, com o foco na precisão, e então gradualmente aumentar a velocidade. Alunos novos tendem a acelerar em uma tentativa de aprender mais rápido. Incentive seu filho a ir devagar.

●     Toque músicas ao vivo com outros estudantes. Para praticar regularmente, nós vemos que estudantes que sempre tocam piano em grupos ou bandas tendem a progredir muito mais rápido do que os que praticam sozinhos. 

É muito tarde para aprender piano?

 

Claro que não! Na School of Rock, nunca é tarde demais para aprender a tocar um instrumento. Por isso nós oferecemos o School of Rock Adult Program, onde estudantes adultos de qualquer nível podem colaborar com seus pares para formar uma banda e arrasar no palco.