Campinas
School of Rock

CONHEÇA A SCHOOL OF ROCK CAMPINAS

Campinas

MUSIC INDUSTRY

Show School of Rock

Como superar o medo de tocar em público?

O gerente da casa de shows aparece nos bastidores: “Vocês estão prontos? Vocês tem um bom público hoje à noite”. Você agarra a guitarra e balança a cabeça que sim. Só que na verdade você não está se sentindo preparado. Você quer fugir.

Ou talvez você esteja finalmente participando das audições do The Voice. Você esperou pacientemente na fila por horas e é o próximo a entrar. Até um minuto atrás, você estava super tranquilo, mas agora a sua respiração está acelerando, seu coração está batendo forte, seu estômago está se revirando e as suas mãos começam a suar. Você se sente um pouco tonto e suas pernas começam a fraquejar.

O que está acontecendo?

Você está com “stage fright”, que pode ser traduzido como medo de subir ao palco ou ansiedade pré-performance. E se você é um musicista - não importa se um instrumentista ou cantor - deveria saber como superar essa ansiedade pois assim, mesmo que você a sinta, estará preparado.

O que é “Stage Fright”?
"Stage fright" é uma forma de ansiedade e como a maioria das ansiedades, está relacionada com o seu cérebro e corpo erroneamente acreditarem que você está em perigo. Humanos se desenvolveram a ponto de serem muito bons em lutar ou fugir de coisas que possam machucá-los. Mas mesmo quando não há perigo real, seu corpo quer que você lute, fuja ou congele quando está com medo - e isso pode ser relacionado a diversas atividades, inclusive às performances musicais.


Como superar o “
Stage Fright
O primeiro (e talvez mais importante) passo para superar o medo de subir ao palco é não se cobrar tanto. Não é uma situação rara e você não é estranho por ficar nervoso antes de shows. John Lennon, por exemplo, era famoso por vomitar antes de se apresentar. Ou seja, você não está sozinho. E agora que já sabe que está em excelente companhia, aqui vão algumas dicas práticas para superar o medo do palco.


Dicas para os dias que antecedem o show


1) Defina um limite de tempo para ficar nervoso.

É normal se sentir ansioso antes de um show, mas o quanto mais você se deixa ficar agitado, mais a sua ansiedade vai aumentar. Dê a você mesmo um pouco de tempo para sentir-se nervoso e então vá fazer algo como beber um chá ou aquecer sua voz e corpo.

2) Visualize sua performance ideal.

Feche os seus olhos e se imagine no palco. Você está acertando todas as notas, se conectando com todos da platéia. Esses tipos de visualizações positivas não apenas te ajudam a se sentir calmo, mas também te preparam para o sucesso. Seu cérebro é extremamente poderoso!

3) Exercite-se para liberar endorfinas.

Se você é um artista, provavelmente se exercite regularmente de qualquer forma, então não deixe sua rotina de lado no dia do show. Você precisa dessas endorfinas. Exercitar-se é uma das melhores formas de lidar com a ansiedade que existe. Mas não exagere, deixe um pouco de energia para o show.

4) Assista algo engraçado que faça você rir.

Veja vídeos no YouTube de cachorros brincando na neve. Ou troque mensagens com um amigo que sempre faz você rir. O riso produz endorfinas e elas combatem sentimentos de ansiedade.

Dicas para o dia do show

1) Dissipe o seu excesso de adrenalina para se sentir calmo. 

Quando você está ansioso, seu corpo se enche de adrenalina, então use-a! Pule. Mexa o seu corpo. Corra no lugar. Qualquer movimento que faça, por menor que seja, irá te ajudar a acalmar.

2) Reduza a sua respiração.

Você naturalmente respira mais rápido quando está nervoso, então se forçar a respirar mais devagar e calmamente pode convencer seu corpo de que ele não está em perigo. Respire e expire por entre os seus lábios. Crie um ritmo onde a sua expiração dure duas vezes mais que a sua inspiração.

3) Evite cafeína e outros estimulantes.

Antes de uma audição ou show, seu corpo já está cheio de adrenalina. Então é importante evitar o consumo de alimentos que possam deixá-lo ainda mais agitado.

4) Sorria para se sentir melhor.

Mesmo que você não esteja com vontade de sorrir, sorria. Forçar seu rosto a sorrir (enrugar os olhos, deixar seu sorriso estufar suas bochechas de orelha a orelha) pode realmente fazer você se sentir mais feliz e mais calmo porque seu cérebro acha que, se você está sorrindo, deve estar feliz. A conexão cérebro-corpo vai nos dois sentidos. 

5) Projete confiança em você.

Não saia falando pra todo mundo que você está nervoso. Isso só vai aumentar sua ansiedade e você pode facilmente passar a ansiedade para outras pessoas. Diga a você e os seus companheiros de banda que tudo está bem e que vocês irão arrasar no show!

Desenvolva uma rotina para ajudá-lo a superar o medo de subir ao palco

1) Pratique todos os dias.

O quão mais preparado você estiver, menos nervoso irá ficar. A prática te dá confiança e a repetição te promove um senso de memória onde o seu corpo pode se sentir seguro. 

2) Use pensamentos positivos.

Tranquilize-se. Não há mais tempo para deixar sua auto-crítica crescer desenfrenadamente. Ignore os pensamentos negativos e diga para você mesmo que irá ficar bem, que sua voz irá soar bem e que você é firme e capaz.

3) Mantenha sua postura firme para controlar o stress.

Não deixe o seu cérebro dizer para o seu corpo se afundar ou afundar a sua cabeça eentre os seus ombros. Fique em pé, estique o pescoço e deixe os braços soltos. Arrumar a sua postura pode realmente convencer o seu cérebro de que não há com o que se preocupar. 

4) Medite para se acalmar.

Você pode meditar logo antes do show ou algumas horas antes. Meditações regulares ensinam você a deixar suas outras emoções para trás e conectar-se com uma parte mais calma e sábia de você mesmo.

Ficar ansioso para subir ao palco não significa que você não está apto a tocar. Com a prática, você aprende a lidar com os sintomas da sua ansiedade e um tempo depois, você perceberá que ela está mais controlada ou que aparece com menos frequência. Enquanto isso, orgulhe-se de estar encarando os seus medos! A coragem irá se destacar quando você estiver tocando a música que ama e o público irá adorar você por isso.

Confira o texto original e completo aqui

Stay in the know